5 dicas para criar galinhas caipiras (iniciantes)

Dicas básicas para quem quer começar um pequeno criatório de galinha caipira, nessas dicas você vai poder ver como é simples começar, mas pode tornar-se algo bem maior no futuro.

1. Sua criação pode crescer

Qualquer um que já tenha criado galinhas sabe que elas são incrivelmente viciantes. Por alguma razão, cada vez que chega mais uma, eu fico feliz de ver o rebanho se expandindo!

A maioria dos iniciantes começam a sua criação de galinhas caipiras com um tamanho entre 6 e 12. Isso normalmente se expandirá à medida que você se torna 'viciado' em criar galinhas caipiras. Por esse motivo, recomendo que você comece com um galinheiro duas vezes maior do que você acha que precisará. É provável que o seu número cresça mais rápido e mais cedo do que você imagina.

2. Comece com frangas em vez de frangos

O que são frangas? Frangas, são galinhas com cerca de 20 semanas de idade. Elas estarão prestes a começar a botar ovos. Embora o pensamento de ver os pintos nascendo seja muito excitante, há uma grande chance de que vários filhotes morram antes que atinjam a maturidade; essa chance aumenta muito com os iniciantes.

criar galinhas caipiras iniciantes

Os pintinhos requerem muito mais atenção e esforço para cuidar do que as frangas. Em vez disso, se você conseguir frangas, elas serão bastante resistentes e muito mais auto-suficientes.

Lembrando que essa é só uma dica para quem não quer ter tanto trabalho no começo do seu criatório de galinha caipira. Uma vantagem dos pintinhos é o preço, pois você compra bem mais barato. No entanto, se você começar já com as frangas vai pegar uma boa experiência e assim poderá começar uma nova criação com pintinhos se quiser.

3. Espaço para criar galinhas caipiras

Sobre o local o recomendado é que seja de mais ou menos 4 galinhas por metro quadrado dentro do galinheiro, onde elas vão ficar confinadas na hora de dormir. Já o local onde elas vão ficar soltas, o bom é ser 1 ave/m².

4. Entenda suas galinhas

Para criar galinhas caipiras você deve entender o comportamento dos seus animais. Você pode fazer isso apenas gastando um pequeno tempo observando-as durante o dia. Depois de algumas semanas, você será capaz de entender qual é o comportamento típico de cada uma, quem são os membros dominantes do bando e quão ativos eles são.

É importante saber disso porque, quando o comportamento delas mudarem drasticamente, é uma boa indicação de que algo está errado no bando e você deve começar a investigar.

5. Tenha o controle de suas galinhas

Na minha opinião, é muito mais fácil dominá-las quando são mais jovens. Você pode fazer isso de algumas maneiras, mas a minha favorita é usar "guloseimas". Duas vezes por dia você pode visitar suas galinhas e distribuir guloseimas como, mamão, legumes, verduras etc...

Comece apenas ficando parado e colocando os alimentos no chão perto de você e vá progredindo aos poucos, até que eventualmente comam da sua mão e deixem você pegá-las tranquilamente.

Outra dica que tem dado muito certo no meu criatório de galinha caipira, é fazer um barulho na hora de colocar a ração para elas. Pode ser um estalo de dedos, bater palmas ou algo do tipo, desta forma elas sempre vão até você quando escutarem esse barulho.

Assim que você comprar suas primeiras galinhas, já comece este processo de domesticação. Fazer isso é muito bom, pois fará coisas como pegá-las e realizar verificações de saúde mais facilmente.