3 fatos sobre galinhas e ovos caipiras

O termo "Caipira" pode significar uma infinidade de coisas, especialmente quando você está falando sobre galinhas. Leia para entender alguns fatos sobre galinhas e ovos caipiras, bem como alguns outros rótulos que você encontra em caixas de ovos nos mercados.

Ovos caipiras são a última moda desses dias. Eles são entregues em caixas de papelão na mercearia, encontrados às dúzias nos mercados de agricultores e muitos são produzidos em pequenos quintais pelo Brasil.

Quando você pensa em galinhas caipiras, aposto que a sua visão inclui um espaço bem aberto, horas e mais horas de luz do dia, grama fresca, muitos insetos e galinhas felizes que cacarejam.

Bem, em alguns casos isso é verdade. As nossas galinhas são criadas exatamente assim! Eles levam uma vida de galinha muito feliz, apesar de nosso terreno ser pequeno.

Galinhas e ovos caipiras

Infelizmente, no entanto, nem todas as galinhas caipiras são criadas iguais. O termo pode ser enganoso e os profissionais de marketing ficaram mais experientes. Eles focam muito nesse termo popular, mas as criações são iguais as tradicionais, só mudando do ovo branco para o vermelho.

Vamos aos 3 fatos sobre o termo caipira nos ovos e galinhas:

1. O uso do termo "caipira" não é estritamente monitorado

O uso da palavra caipira virou algo comum entre algumas granjas no Brasil, muitas não produzem as  galinhas e ovos caipiras, mas colocam em suas embalagem esse nome nos ovos vermelhos ( Lembrando que nem todo ovo vermelho é caipira ). Toda criação é igual ao tradicional ovo branco.

2. Galinhas caipiras não significam necessariamente galinhas bem cuidadas

A única maneira de garantir que seus ovos sejam de uma galinha totalmente natural e livre de gaiolas é comprar ovos direto dos criatórios, conhecer seus agricultores locais e ver como eles criam suas galinhas, ou criar suas próprias. É bem simples.

3. As verdadeiras galinhas "caipira" têm uma dieta diversificada e produzem melhores ovos.

Frangos que podem ficar fora por longos períodos de tempo comem todo tipo de coisas. Eles são livres de gaiolas pequenas, devoram insetos ou restos de comida, além de seu alimento de origem vegetal.

Eles recebem muita luz natural, e ficam encantados em perambular por um bom espaço do lado de fora do galinheiro até o anoitecer, quando se empoleiram durante a noite. Tudo isso pode contribuir para um ovo de melhor sabor.